Roedores




Como Vivem:
Universalmente temidos e abominados, os ratos, as ratazanas e os camundongos, vem acompanhando o homem na maioria das áreas habitadas do mundo.

A facilidade de adaptação permitiu que estes roedores ocupassem, ao longo de vários séculos, todos os continentes, inclusive ilhas isoladas do Oceano Pacífico.
Esses animais provocam inúmeros prejuízos ao homem. Além da transmissão de doenças (leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, para citar apenas algumas), ainda podem provocar danos em fios, cabos de máquinas e instalações elétricas e telefônicas.
Possuem dois pares de dentes incisivos (um par no maxilar superior e um par no maxilar inferior), revestidos externamente por uma camada de esmalte muito resistente. Estes dentes crescem até 3 milímetros por semana. Para desgastá-los roem objetos de grande resistência, tais como: concreto, chumbo e madeira.

Principais Espécies Urbanas

Ratazanas (Rattus Norvegicus)
– É o mais comum dos roedores urbanos. Tem hábitos noturnos, sedentários e agressivos. Normalmente vivem nas áreas externas das residências. Abrigam-se em tocas (ninhos) e galerias que cavam as fundações dos edifícios, em depósitos de lixo, nos jardins, à beira de córrego ou valas. A rede de esgoto ou de escoamento pluvial, também, serve como abrigo para estes roedores.
No interior de residências, abrigam-se entre pisos e paredes, nos espaços mortos de armários, etc… – O corpo é robusto, podendo alcançar 25 cm de comprimento sendo revestido com pelos de coloração castanho-acinzentada. A cauda é grossa, pouco peluda e mais curta do que o conjunto cabeça e corpo. O focinho é rombudo, as orelhas são pequenas e dispostas para trás, encostadas à cabeça. Os pés traseiros são bem desenvolvidos, chegando a medir 37 mm.
– As fezes são grandes, escuras, cilíndricas e apresentam as extremidades arredondadas.
– Vivem um ano em média. Atingem a maturidade sexual entre o segundo ou terceiro mês de vida. O período de gestação é de 22 dias, parindo oito ou dez filhotes por ninhada, procriando quatro ou cinco vezes por ano.
– Possuem hábitos semi-aquáticos e são excelentes nadadoras. Alimentam-se preferencialmente de peixes, carnes e cereais. Dificilmente ficam abrigadas em locais com distância superior a 45 m da fonte de alimento.

Rato (Rattus rattus)
– Conhecidos como “ratos de forro”, são menores do que as ratazanas, ágeis e possuem o focinho afilado. A cauda é mais longa do que o conjunto cabeça e corpo, possibilitando um melhor equilíbrio. A coloração varia entre o preto e o cinza escuro. As orelhas são grandes e proeminentes. As fezes são fusiformes, medindo cerca de 12 mm.
– Vivem cerca de 1 ano. A maturidade sexual é atingida entre o segundo e o terceiro mês de vida. O período médio de gestação é de 22 dias, parindo 4 e 8 filhotes por ninhada com 5 a 6 ninhadas por ano.
– Abrigam-se acima do nível do solo. Em residências escondem-se em forros e sótãos. Nas áreas abertas, preferem o topo das árvores.
– São onívoros, preferem frutas, legumes e cereais. Dificilmente abrigam-se em locais com distância superior a 45 m da fonte de alimento.

Camundongos (Mus musculus)
– É o menor dos roedores domésticos. Tem tamanho aproximado de 18 cm, sendo 9 cm de corpo e 9 cm de cauda. Seu peso é aproximadamente de 15 gramas. O corpo é pequeno e delicado, revestido com pelos de coloração acinzentada. As orelhas são proeminentes e os olhos são vivos e salientes. As fezes são pequenas, finas e com as pontas afiladas, podendo ser confundidas com as fezes de baratas.
– Vivem cerca de um ano e com 2 meses (68 dias) já são considerados adultos. O período de gestação é de aproximadamente 19 dias e a ninhada comum varia de 4 a 8 filhotes. Procriam 7 ou 8 vezes por ano.
– São onívoros. Tem preferência alimentar por cereais.
– Abrigam-se em espaços de paredes, de armários, de móveis, ou até mesmo entre os gêneros armazenados. Dificilmente distanciam-se mais do que 9 metros entre o local de abrigo e a fonte de alimentação. Geralmente são confundidos com filhotes de ratazanas ou de ratos.

Como controlamos:
• Isca parafinas
• Pó de contato
• Isca Granulada
• Isca cola
• Caixa protetora
• Inspeção é o primeiro passo, nesta deve-se avaliar o grau, tipo e local de infestação.
• Após a inspeção, começar a colocação de iscas granuladas em áreas internas e iscas parafinadas em áreas externas ou pó de contato na entrada de tocas.
• Não deve modificar o ambiente, pois os ratos, tem neofobia, sendo assim recusando o alimento envenenado.
• Os raticidas usados são os de ação anticoagulante, que matam os ratos por ingestão prolongada. Este tempo varia de 7 a 10 dias para agir no organismo do rato. Cuidados
• As pessoas não precisarão abster-se do local.
• O produto será aplicado em locais onde crianças e animais não tenham acesso, porém deve-se tomar cuidado com crianças e animais domésticos.
• A isca possui atrativo apenas para roedores