Moscas




Como Vivem:
As moscas exploram seu ambiente, movimentando-se intensamente. São atraídas e orientadas pelo odor e pela umidade, ao acaso. O cheiro de dióxido de carbono, amônia e outros gases exalados no processo de decomposição da matéria dos órgãos gustativos situados nas pernas e através da probóscida ou tromba. O alimento líquido é sugado, enquanto o alimento sólido é umedecido através de minúsculos dentes situados na probóscida.

Ciclo de Vida:
Quando os ovos eclodem, surgem as larvas, que passam por três estágios de desenvolvimento. As larvas são ápodes e vermiformes. As larvas mais jovens são encontradas na porção mais profunda do meio de criação, enquanto as maiores acham-se próximas à superfície mais seca do substrato.

A larva de 3º estágio se contrai e escurece sua pele, formando uma cápsula imóvel chamada pupário, no interior da qual se encontra a pupa.
A mosca adulta, completamente formada, rompe o pupário, fechando, o ciclo, que dura de 10 a 12 dias, dependendo das condições climáticas.

As moscas domésticas podem sobreviver por um longo período, tendo como dieta alimentar única uma fonte de carboidrato, como o açúcar. No entanto, as fêmeas requerem uma fonte de proteína, geralmente encontrada no leite, para maturação dos ovos.

Como controlamos:
• Inspeção é o primeiro passo, nesta deve-se avaliar o grau, tipo e local de infestação.
• Após a inspeção, começar a aplicação pela pulverização com a atomizadora a gasolina tanto na parte interna como na parte externa. Essa aplicação visa a atingir partes que na pulverização normal não atinge.
• As iscas luminosas são muito utilizadas, por chamarem a atenção dos insetos.
• É importante ressaltar que o ciclo de vida dos voadores é muito rápido e externo (poças de água e matéria em decomposição), por tanto o controle é mais difícil.