Pulgas




Como Vivem:
A pulga é um tipo de inseto extremamente ágil, podendo pular, aproximadamente, 30 cm de altura

· É uma espécie de inseto, embora não possuam asas
· As pulgas são parasitas, pois vivem do sangue de mamíferos e aves
· Podem transmitir doenças como, por exemplo, o tifo (febre tifóide) e a peste bubônica (também conhecida como peste negra na Idade Média)
· A fêmea costuma depositar os ovos em vãos e pequenos buracos da casa.
· Existem mais de duas mil espécies de pulgas conhecidas e catalogadas por cientistas
· O tempo de vida de uma pulga pode chegar a 4 meses
· Os cães e gatos são os hospedeiros preferidos das pulgas

Ciclo de Vida:
Tanto os machos como as fêmeas necessitam sugar o sangue do hospedeiro. O sangue é essencial para a maturação dos ovos. Uma fêmea chega a colocar 20 a 28 ovos por dia, isso significa mais de uma centena de ovos durante a vida de cada fêmea. Esses ovos caem no solo do ambiente aonde o hospedeiro vive, como fendas no assoalho, tapetes e outros locais. A incubação do ovo até a forma de larva, pode variar de 9 até cerca de 200 dias. O período de incubação desses ovos depende de diversos fatores como: espécie da pulga, temperatura, umidade do ambiente, etc. O alimento da larva consiste em substâncias orgânicas secas e fezes das pulgas adultas. Após o estágio de larva, segue o estágio pupal. A pupa se desenvolve dentro do seu casulo. O período pupal também é influenciado pela temperatura ambiente. Quanto mais quente, mais rápido ela se desenvolve até chegar na forma adulta.

Como Controlamos:
Os ovos e as pupas são “impermeáveis” à inseticidas, cuja ação se restringe às larvas e aos adultos da pulga. Assim, o controle desta praga deve ser feito tanto através de medidas preventivas quanto curativas. O controle de pulgas é mais eficiente quando são tomadas medidas simultâneas que envolvem limpeza periódica, tratamento do animal de estimação e controle químico (desinsetização). Como no 1° tratamento não há a possibilidade da penetração do inseticida nos ovos, é necessário que haja a eclosão dos ovos para que o residual esteja eliminando as larvas, para que dessa forma interrompa o ciclo de vida da pulga..