Cupim




Os cupins são vorazes devoradores de madeira, vivem em colônias, em geral com milhares de indivíduos, numa sociedade organizada em casta, nas quais os principais elementos são reprodutores, rei e rainha.
Além deles há um grupo de soldados, responsáveis pela defesa contra possíveis invasores, e os operários, que cuidam da construção do cupinzeiro. Há vários tipos de cupins. O de solo ou subterrâneos, por exemplo, abre galerias a partir do ninho até alcançar a madeira, mesmo que esta esteja a quilômetros de distância. Implacável, o inseto chega a corroer concreto e alumínio para atingir a madeira. Já o cupim de madeira seca, além de se alimentar da madeira, utiliza-o como abrigo.

Cupins Subterrâneos:
Os cupins subterrâneos ou de solo são assim denominados por construírem seus ninhos no solo. De fato, estes cupins também podem construir seus ninhos em vão estruturais, como: caixões perdidos em edifícios, vãos entre lajes, paredes duplas, ou qualquer outro espaço confinado que exista em uma estrutura, seja ela uma residência, indústria ou comércio são por eles usados para se alimentar.

Cupim de madeira seca (cryptotermes brevis):
É um cupim que se encontra normalmente restrito à peça atacada. Por estarem restritos à peça atacada e por terem um comportamento avesso à luz, os cupins de madeira seca apresentam sinais externos de ataque bastante discretos, no entanto, não se devem subestimar os danos potenciais causados por este cupim, pois quando se percebe efetivamente o dano, o prejuízo pode ser grande.

Ciclo de Vida:
Umas das diferenças entre os cupins de madeira seca e os cupins subterrâneos, é que os operários destes podem transitar em outros meios que não a madeira, na busca por alimento. O cupim de madeira seca, ao consumir toda a madeira que o abriga se não tiver acesso à outra madeira em contato com a primeira, condena a sua colônia a morte. A vida útil da colônia está, assim, ligada à duração da fonte de alimento. Os cupins subterrâneos, podendo sair da colônia em busca de alimentos, não têm este problema, dada a fartura de elementos a base de celulose que se encontram na natureza ou nas proximidades do próprio ninho.

Como controlamos:
Cupins subterrâneos ou de solo – Semelhante a um jogo de gato e rato, nós empregamos métodos de controle defensivos e ofensivos, novos e tradicionais para localizar e conter o ataque desses insetos.

Normalmente usamos o que chamamos de barreira química de transferência, o produto é aplicado nas vias de acesso, o inseto é contaminado e leva até a rainha, só dessa forma conseguimos eliminar todo o ninho.

Cupim de madeira seca – Injeção, pincelamento ou pulverização do produto na madeira atingida.